Produção alimentar

O Nutricionista da área de produção é aquele que atua em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), as quais podem ser definidas como: empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes, lanchonetes, padarias, serviços de buffet e de alimentos congelados, hotelaria, cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde, além da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador.
Nesses locais, o nutricionista é responsável por: elaborar lista de compras; planejar o cardápio; supervisionar a produção de refeições, bem como a adequação das instalações físicas; realizar treinamentos com os funcionários; implantar Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), Manual de Boas Práticas e métodos de controle de qualidade de alimentos; implantar, coordenar e supervisionar as atividades de higienização da UAN; promover programas de educação alimentar e nutricional para clientes; entre diversas outras atividades.

Serviços

Treinamento dos manipuladores

O treinamento dos profissionais manipuladores de alimentos, garante a qualidade higiênico-sanitária das refeições.

Contaminação nos Alimentos

Os alimentos podem ser contaminados por vários agentes que constituirão um perigo para a saúde do consumidor.

Higiene das mãos

A higienização das mãos é considerada uma das mais importantes ações no controle das doenças transmitidas por alimentos.

Manual de Boas práticas

Procedimentos que garantem que os alimentos produzidos tenham segurança e qualidade sanitária aos seus consumidores.

Controle de pragas

Sistema preventivo no controle de contaminantes alimentares, evitando problemas à saúde do consumidor.

POP´s

Medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.

Perguntas frequentes

Posso higienizar as frutas e legumes com vinagre?

O vinagre não é suficiente para matar os microorganismos que podem causar doenças na criança e na família toda. O ideal é usar produtos especiais para limpeza desses alimentos, feitos com hipoclorito de sódio. Eles são encontrados em supermercados, farmácias e alguns postos de saúde, e a embalagem explica como usar: Depois é só enxaguar com água corrente para tirar o gosto e cheiro de cloro.

Esponjas representam uma fonte de contaminação?

Realmente a esponja é um foco de contaminação. Após cada utilização, lavar com água e sabão, espremer bem, e deixar em lugar seco, nunca sobre o sabão. Trocar sempre que começar a sair fragmentos.

Devemos colocar os ovos na porta da geladeira?

Os ovos são perecíveis.O local da geladeira que mais sofre variações de temperatura é na porta (devido ao abre e fecha). Os ovos não podem sofrer trepidação, na porta ocorre. Não coloque alimentos perecíveis na porta. O problema é a Salmonella.